O projeto, com duração de dois anos e um apoio de 155 mil euros do programa Portugal Inovação Social, intervirá junto de 128 pessoas com demência e 128 cuidadores. Segundo a coordenadora Ana Santos, o objetivo é "melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar" e, simultaneamente, "ajudar a reduzir sintomas de sobrecarga emocional e a aumentar o sentimento de confiança no cuidar". Para tal, serão aplicados dois métodos de intervenção não farmacológicos, considerados inovadores em Portugal. Um deles utiliza terapias aquáticas em piscina, com benefícios cognitivos, físicos e emocionais. O outro consiste numa abordagem multissensorial que conjuga ritmo, música, movimento e estímulos cognitivos para promover a neuroplasticidade. A iniciativa conta com a parceria da empresa 'De casa me casa' e com o apoio de investidores sociais como a Hyperion Renewables e o município de Abrantes. Ana Santos sublinhou que, não existindo respostas específicas para esta problemática em Abrantes ou nos concelhos vizinhos, a Human Coop procurou ativamente financiamento para criar uma resposta adequada, concretizando um sonho que estava previsto para o longo prazo.
Abrantes lança projeto social inovador para pessoas com demência e seus cuidadores
A cooperativa de solidariedade social Human Coop, sediada em Abrantes, lançou o projeto "Dem.Care.Abt", uma iniciativa pioneira de inovação social focada no apoio a pessoas com demência e aos seus cuidadores. Este programa visa preencher uma lacuna de respostas especializadas no distrito de Santarém, combinando financiamento público e privado para oferecer intervenções humanizadas e descentralizadas.


Artigos
2
A Sé Catedral de Vila Real recebe a celebração de encerramento do ano jubilar, este domingo, 28 de dezembro, pelas 15h. Durante a celebração decorrerá o rito de Admissão às Ordens Sacras dos candidatos ao diaconado permanente e ao presbiterado. As celebrações serão presididas pelo bispo diocesano D. António Augusto de Azevedo.

O Moinho de Maré de Corroios, no Seixal, recebe uma visita gratuita a 30 de dezembro, numa viagem por 600 anos de história. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Visita gratuita convida a descobrir 600 anos de história no Moinho de Maré de Corroios

Empreitadas ligadas à mobilidade vão continuar a ser mais visíveis em Lisboa, Porto e Coimbra. Obras de drenagem da capital vão fechar metro em Santa Apolónia. Linha do Algarve electrificada.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A Câmara Municipal de Serpa prestou homenagem a 22 trabalhadores que se aposentaram ao longo de 2025, reconhecendo publicamente o empenho, a dedicação e o contributo dado ao serviço público e ao desenvolvimento do concelho. A cerimónia decorreu no passado dia 19 de dezembro, durante o jantar de Natal dos trabalhadores do município, e contou […] O Artigo Serpa homenageia trabalhadores municipais aposentados em 2025 o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.


