Com a participação das Escolas de Hotelaria e Turismo de Faro, Portimão e Vila Real de Santo António, a formação abrangeu todo o território algarvio e atraiu o interesse de 1.465 profissionais. Ao longo de mais de 500 horas, os formandos aprofundaram conhecimentos em áreas cruciais como as novas tendências do turismo, eficiência energética e hídrica, economia circular, gestão sustentável de recursos, e inovação tecnológica, incluindo marketing digital, inteligência artificial e 'big data'. A formação incluiu também o desenvolvimento de competências interpessoais, como liderança de equipas e fidelização do cliente. A componente teórica online foi complementada por 64 horas de 'bootcamps' presenciais, que envolveram 281 formandos e permitiram a aplicação prática dos conhecimentos. André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, sublinhou a importância da iniciativa: "Investir na capacitação das pessoas é investir na qualidade do nosso destino". O sucesso foi tal que já está confirmada uma segunda edição para 2026, que incluirá novos conteúdos como segurança no trabalho, formação financeira e desenvolvimento sustentável do destino.

“Competências do Futuro” qualificou profissionais do turismo no Algarve