As obras selecionadas para esta nova fase incluem o Pavilhão do Conhecimento (Siza Vieira), a Casa das Histórias Paula Rego (Souto de Moura), a Casa da Música (Rem Koolhaas), o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões (Luís Pedro Silva) e o Bar à Margem (João Pedro Falcão de Campos). Segundo o diretor do parque, Nuno Gonçalves, o projeto vai além da mera representação, propondo “uma reinterpretação cuidadosa e detalhada” que considera a relação entre os edifícios e a sua integração num “jardim resiliente e biodiverso”. Paralelamente a esta modernização, o parque, que celebra 85 anos, tem vindo a atenuar a sua matriz imperial original, criada em 1940 durante o Estado Novo. Atualmente, aposta na valorização dos países de língua portuguesa, disponibilizando um passaporte lúdico que convida os visitantes a uma viagem pela lusofonia, uma mudança que reflete uma nova abordagem cultural e histórica. A expansão, que deverá começar ainda este ano ou no início de 2026, representa um passo importante na renovação de um dos espaços turísticos mais acarinhados do país, aliando a sua herança histórica a uma visão de futuro que celebra a arquitetura e a cultura contemporâneas.
Portugal dos Pequenitos expande-se com foco na arquitetura contemporânea e na lusofonia
O icónico parque temático Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, prepara-se para uma significativa expansão, com um investimento de sete milhões de euros destinado a criar uma nova área dedicada à arquitetura contemporânea portuguesa. O projeto, cujo concurso público foi lançado no início de julho, prevê um crescimento de cerca de um hectare, onde serão construídas réplicas em escala reduzida de cinco edifícios emblemáticos, da autoria de arquitetos de renome como Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto Moura e Rem Koolhaas.



Artigos
10
A Sé Catedral de Vila Real recebe a celebração de encerramento do ano jubilar, este domingo, 28 de dezembro, pelas 15h. Durante a celebração decorrerá o rito de Admissão às Ordens Sacras dos candidatos ao diaconado permanente e ao presbiterado. As celebrações serão presididas pelo bispo diocesano D. António Augusto de Azevedo.

O Moinho de Maré de Corroios, no Seixal, recebe uma visita gratuita a 30 de dezembro, numa viagem por 600 anos de história. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Visita gratuita convida a descobrir 600 anos de história no Moinho de Maré de Corroios

Empreitadas ligadas à mobilidade vão continuar a ser mais visíveis em Lisboa, Porto e Coimbra. Obras de drenagem da capital vão fechar metro em Santa Apolónia. Linha do Algarve electrificada.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A Câmara Municipal de Serpa prestou homenagem a 22 trabalhadores que se aposentaram ao longo de 2025, reconhecendo publicamente o empenho, a dedicação e o contributo dado ao serviço público e ao desenvolvimento do concelho. A cerimónia decorreu no passado dia 19 de dezembro, durante o jantar de Natal dos trabalhadores do município, e contou […] O Artigo Serpa homenageia trabalhadores municipais aposentados em 2025 o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.


