As obras selecionadas para esta nova fase incluem o Pavilhão do Conhecimento (Siza Vieira), a Casa das Histórias Paula Rego (Souto de Moura), a Casa da Música (Rem Koolhaas), o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões (Luís Pedro Silva) e o Bar à Margem (João Pedro Falcão de Campos). Segundo o diretor do parque, Nuno Gonçalves, o projeto vai além da mera representação, propondo “uma reinterpretação cuidadosa e detalhada” que considera a relação entre os edifícios e a sua integração num “jardim resiliente e biodiverso”. Paralelamente a esta modernização, o parque, que celebra 85 anos, tem vindo a atenuar a sua matriz imperial original, criada em 1940 durante o Estado Novo. Atualmente, aposta na valorização dos países de língua portuguesa, disponibilizando um passaporte lúdico que convida os visitantes a uma viagem pela lusofonia, uma mudança que reflete uma nova abordagem cultural e histórica. A expansão, que deverá começar ainda este ano ou no início de 2026, representa um passo importante na renovação de um dos espaços turísticos mais acarinhados do país, aliando a sua herança histórica a uma visão de futuro que celebra a arquitetura e a cultura contemporâneas.
Portugal dos Pequenitos expande-se com foco na arquitetura contemporânea e na lusofonia
O icónico parque temático Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, prepara-se para uma significativa expansão, com um investimento de sete milhões de euros destinado a criar uma nova área dedicada à arquitetura contemporânea portuguesa. O projeto, cujo concurso público foi lançado no início de julho, prevê um crescimento de cerca de um hectare, onde serão construídas réplicas em escala reduzida de cinco edifícios emblemáticos, da autoria de arquitetos de renome como Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto Moura e Rem Koolhaas.



Artigos
10Local
Ver mais
O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Lordelo, deteve dois homens, de 20 e 40 anos, suspeitos da prática do crime de... O conteúdo Paredes – Dois homens detidos por furto de metais em Rebordosa aparece primeiro em .

Reunião realizada a 7 de novembro no Edifício dos Paços do Concelho visou reforçar articulação, cooperação e canais de comunicação entre autarquias locais. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Executivo Municipal da Marinha Grande reforça proximidade com Juntas de Freguesia no início do mandato 2025-2029

Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda, foi esta segunda-feira reeleito presidente do Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA). Para a nova composição do órgão diretivo foram ainda eleitos os vice-presidentes Luís Souto, presidente da Câmara de Aveiro, e Isabel Simões Pinto, presidente da Câmara de Estarreja. Continuar para ler artigo do site […] O conteúdo Jorge Almeida reeleito presidente da CIRA por unanimidade aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

O estarrejense Bruno Vilhena Pires anunciou que é candidato à liderança da Juventude Socialista distrital de Aveiro sob o mote “Avançar por Aveiro”. O candidato defende “uma federação com proximidade, mais unida e preparada para os desafios das novas gerações.” Em anúncio feito nas redes sociais, Bruno Vilhena Pires compromete-se a “liderar com proximidade, determinação […] O conteúdo Bruno Vilhena Pires concorre à liderança da JS distrital de Aveiro aparece primeiro em Notícias de Aveiro.


