O programa incentiva os proprietários a assumirem a manutenção e limpeza dos seus terrenos, com o envolvimento ativo das comunidades locais, criando um modelo de gestão sustentável. As intervenções contemplam a limpeza de terrenos, a recuperação de áreas abandonadas, a criação de zonas de proteção em torno dos aglomerados populacionais e o incentivo a práticas agrícolas e de pastorícia sustentáveis. O presidente da Câmara de Tabuaço, Carlos Carvalho, sublinhou que, devido à “localização geográfica e extensa área florestal”, o concelho será “diretamente beneficiado com esta intervenção”. O autarca garantiu o envolvimento de juntas de freguesia, proprietários e associações num “trabalho colaborativo de co-gestão e corresponsabilização”. O projeto é visto não apenas como uma medida de proteção civil, mas como uma estratégia integrada de desenvolvimento rural e ordenamento florestal. Durante a sua visita, Rui Ladeira reuniu-se com os presidentes das juntas de freguesia para ouvir as suas preocupações e reafirmou o empenho do Governo em apoiar os territórios rurais através de programas como o Floresta Ativa.
Tabuaço adere a projeto “Condomínios de Aldeia” para proteger comunidades de incêndios
O município de Tabuaço formalizou a sua adesão ao projeto “Condomínios de Aldeia”, uma iniciativa que visa aumentar a resiliência dos territórios rurais face ao risco de incêndio e às alterações climáticas. A cerimónia contou com a presença do secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, que destacou o projeto como uma “resposta concreta e integrada aos desafios dos territórios do interior”.


Artigos
2
A Sé Catedral de Vila Real recebe a celebração de encerramento do ano jubilar, este domingo, 28 de dezembro, pelas 15h. Durante a celebração decorrerá o rito de Admissão às Ordens Sacras dos candidatos ao diaconado permanente e ao presbiterado. As celebrações serão presididas pelo bispo diocesano D. António Augusto de Azevedo.

O Moinho de Maré de Corroios, no Seixal, recebe uma visita gratuita a 30 de dezembro, numa viagem por 600 anos de história. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Visita gratuita convida a descobrir 600 anos de história no Moinho de Maré de Corroios

Empreitadas ligadas à mobilidade vão continuar a ser mais visíveis em Lisboa, Porto e Coimbra. Obras de drenagem da capital vão fechar metro em Santa Apolónia. Linha do Algarve electrificada.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A Câmara Municipal de Serpa prestou homenagem a 22 trabalhadores que se aposentaram ao longo de 2025, reconhecendo publicamente o empenho, a dedicação e o contributo dado ao serviço público e ao desenvolvimento do concelho. A cerimónia decorreu no passado dia 19 de dezembro, durante o jantar de Natal dos trabalhadores do município, e contou […] O Artigo Serpa homenageia trabalhadores municipais aposentados em 2025 o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.


