Após uma fase inicial de capacitação, os 16 projetos selecionados assinaram os contratos de incubação, que terão a duração de seis meses. Durante este período, os participantes terão acesso a formação, mentoria individual, apoio na criação de parcerias e divulgação das suas iniciativas. O espaço Cowork Pátio, da Câmara de Coimbra, foi disponibilizado para os empreendedores desenvolverem as suas ideias. Os projetos apoiados são diversos, abrangendo tanto ideias de negócio como iniciativas de cariz social. Entre eles, destacam-se uma plataforma para ligar inquilinos e senhorios, uma universidade sénior, uma aplicação sobre menopausa, uma coleira com geolocalização para animais de estimação, um programa de combate ao isolamento social de seniores e um serviço de transporte personalizado para pessoas com mobilidade reduzida. Segundo Vilma Reis, diretora da Coimbra Coolectiva, o projeto não envolve financiamento direto, mas sim “apoio, capacitação e formação”. O objetivo é que, no final dos seis meses, os participantes possam “dar um passo maior e mais corpo à ideia que, entretanto, já saiu da cabeça e já está no papel”, culminando numa sessão de “graduação” prevista para janeiro.
Coimbra lança incubadora pioneira para o empreendedorismo sénior
O projeto Fator C’Idade, a primeira incubadora de Coimbra dedicada ao empreendedorismo sénior, iniciou a sua fase de incubação com 16 projetos, promovendo o envelhecimento ativo e a economia da longevidade. A iniciativa, destinada a pessoas com mais de 50 anos, é uma parceria entre o Instituto Pedro Nunes (IPN), a Fundação Bissaya Barreto e a revista Coimbra Coolectiva.


Artigos
2
A Sé Catedral de Vila Real recebe a celebração de encerramento do ano jubilar, este domingo, 28 de dezembro, pelas 15h. Durante a celebração decorrerá o rito de Admissão às Ordens Sacras dos candidatos ao diaconado permanente e ao presbiterado. As celebrações serão presididas pelo bispo diocesano D. António Augusto de Azevedo.

O Moinho de Maré de Corroios, no Seixal, recebe uma visita gratuita a 30 de dezembro, numa viagem por 600 anos de história. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Visita gratuita convida a descobrir 600 anos de história no Moinho de Maré de Corroios

Empreitadas ligadas à mobilidade vão continuar a ser mais visíveis em Lisboa, Porto e Coimbra. Obras de drenagem da capital vão fechar metro em Santa Apolónia. Linha do Algarve electrificada.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A Câmara Municipal de Serpa prestou homenagem a 22 trabalhadores que se aposentaram ao longo de 2025, reconhecendo publicamente o empenho, a dedicação e o contributo dado ao serviço público e ao desenvolvimento do concelho. A cerimónia decorreu no passado dia 19 de dezembro, durante o jantar de Natal dos trabalhadores do município, e contou […] O Artigo Serpa homenageia trabalhadores municipais aposentados em 2025 o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.


