Em Nossa Senhora da Tocha, a Comissão de Festas promove a festa nos dias 1 e 2 de agosto, com o objetivo de reunir a comunidade e acolher os emigrantes. Os organizadores garantem que “Esta festa é para todos, mas especialmente para os nossos emigrantes, que trazem sotaques misturados, histórias de longe e uma vontade enorme de matar saudades!”. O programa inclui momentos de convívio e um almoço com gastronomia tradicional. Em Mirandela, a celebração do Dia do Migrante, a 7 de agosto, é uma iniciativa da recém-criada Associação Iniciativa Cultural, liderada por uma antiga emigrante. O evento, com um cariz social, homenageia “aqueles que sofreram para o nosso país fosse e é o que hoje”. Já na Murtosa, a Semana do Emigrante decorre de 27 de julho a 3 de agosto, com um programa vasto que inclui a tradicional regata de moliceiros. Em Fafe, a Festa do Emigrante integra o lançamento do livro “Monumentos ao Emigrante”, do historiador Daniel Bastos, sublinhando a importância histórica da emigração portuguesa. Estas celebrações refletem a profunda ligação que as comunidades mantêm com a sua diáspora, transformando o verão num período de reencontro e partilha cultural.
Festas de verão em todo o país celebram o regresso dos emigrantes
Vários municípios portugueses organizam durante o verão as tradicionais Festas do Emigrante, eventos que celebram o regresso sazonal de milhares de portugueses que vivem no estrangeiro e que reforçam os laços comunitários e familiares. Estas festividades, que combinam gastronomia, música e convívio, são um ponto alto do calendário cultural local em localidades como Nossa Senhora da Tocha (Cantanhede), Mirandela, Murtosa e Fafe.



Artigos
5
A Sé Catedral de Vila Real recebe a celebração de encerramento do ano jubilar, este domingo, 28 de dezembro, pelas 15h. Durante a celebração decorrerá o rito de Admissão às Ordens Sacras dos candidatos ao diaconado permanente e ao presbiterado. As celebrações serão presididas pelo bispo diocesano D. António Augusto de Azevedo.

O Moinho de Maré de Corroios, no Seixal, recebe uma visita gratuita a 30 de dezembro, numa viagem por 600 anos de história. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Visita gratuita convida a descobrir 600 anos de história no Moinho de Maré de Corroios

Empreitadas ligadas à mobilidade vão continuar a ser mais visíveis em Lisboa, Porto e Coimbra. Obras de drenagem da capital vão fechar metro em Santa Apolónia. Linha do Algarve electrificada.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A Câmara Municipal de Serpa prestou homenagem a 22 trabalhadores que se aposentaram ao longo de 2025, reconhecendo publicamente o empenho, a dedicação e o contributo dado ao serviço público e ao desenvolvimento do concelho. A cerimónia decorreu no passado dia 19 de dezembro, durante o jantar de Natal dos trabalhadores do município, e contou […] O Artigo Serpa homenageia trabalhadores municipais aposentados em 2025 o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.


