A nova área, com cerca de um hectare, será dedicada a exemplares marcantes da arquitetura portuguesa contemporânea, incluindo o Pavilhão do Conhecimento (Álvaro Siza Vieira), a Casa das Histórias Paula Rego (Eduardo Souto de Moura), a Casa da Música (Rem Koolhaas), o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões (Luís Pedro Silva) e o Bar à Margem (João Pedro Falcão de Campos). O diretor do parque, Nuno Gonçalves, destacou que o projeto "vai além da mera representação de edifícios icónicos", propondo "uma reinterpretação cuidadosa e detalhada" que considera a relação entre os volumes e a sua integração num "jardim resiliente e biodiverso". Esta nova fase, cujas obras deverão iniciar-se entre o final de 2025 e o início de 2026, representa a maior transformação do parque desde a sua fundação por Bissaya Barreto em 1940. A iniciativa pretende atualizar o discurso do espaço, que originalmente exaltava o império colonial, apostando agora na representação de um Portugal moderno e aberto ao mundo, sem perder a sua vocação pedagógica e lúdica. O projeto visa, assim, dialogar com as novas gerações, oferecendo uma visão abrangente da identidade nacional que concilia o legado histórico com a criatividade contemporânea.
Portugal dos Pequenitos Inicia Expansão Histórica com Arquitetura Contemporânea
O icónico parque temático Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, prepara-se para uma expansão histórica ao integrar, pela primeira vez, a arquitetura contemporânea na sua representação do país. Com um investimento de sete milhões de euros, o projeto prevê a construção em escala reduzida de cinco edifícios emblemáticos, da autoria de arquitetos de renome mundial, assinalando uma nova era para o espaço com 85 anos de história.



Artigos
5
A Sé Catedral de Vila Real recebe a celebração de encerramento do ano jubilar, este domingo, 28 de dezembro, pelas 15h. Durante a celebração decorrerá o rito de Admissão às Ordens Sacras dos candidatos ao diaconado permanente e ao presbiterado. As celebrações serão presididas pelo bispo diocesano D. António Augusto de Azevedo.

O Moinho de Maré de Corroios, no Seixal, recebe uma visita gratuita a 30 de dezembro, numa viagem por 600 anos de história. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Visita gratuita convida a descobrir 600 anos de história no Moinho de Maré de Corroios

Empreitadas ligadas à mobilidade vão continuar a ser mais visíveis em Lisboa, Porto e Coimbra. Obras de drenagem da capital vão fechar metro em Santa Apolónia. Linha do Algarve electrificada.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A Câmara Municipal de Serpa prestou homenagem a 22 trabalhadores que se aposentaram ao longo de 2025, reconhecendo publicamente o empenho, a dedicação e o contributo dado ao serviço público e ao desenvolvimento do concelho. A cerimónia decorreu no passado dia 19 de dezembro, durante o jantar de Natal dos trabalhadores do município, e contou […] O Artigo Serpa homenageia trabalhadores municipais aposentados em 2025 o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.


