Localizado em Vila Nova de Foz Côa, o museu funciona como a principal porta de entrada para o Parque Arqueológico do Vale do Côa, o maior santuário de arte paleolítica ao ar livre do mundo. O presidente interino da Fundação Côa Parque, Domingos Lopes, descreveu o número de visitantes como "altamente expressivo", sublinhando o papel do museu em "captar visitantes e de os distribuir pelo território do Alto Douro e Vale do Côa". Esta função é crucial para a dinamização turística e económica da região, ao mesmo tempo que protege os frágeis sítios arqueológicos da pressão excessiva, permitindo que o museu receba "muitos visitantes, por mais tempo". Projetado pelos arquitetos Camilo Rebelo e Tiago Pimentel, o edifício é, por si só, uma obra de arte que dialoga com a paisagem. Além da exposição permanente, o museu tem acolhido mostras temporárias de relevo, como as dedicadas a Amadeo de Souza-Cardoso e Nadir Afonso, que estabelecem uma ponte entre a arte ancestral e a criação contemporânea. O sucesso do Museu do Côa demonstra a viabilidade de projetos culturais de grande escala em territórios de baixa densidade, contribuindo para a sua valorização e desenvolvimento sustentável.
Museu do Côa Celebra 15 Anos com Quase Meio Milhão de Visitantes
O Museu do Côa assinala o seu 15.º aniversário, a 30 de julho, com um balanço de quase meio milhão de visitantes, consolidando-se como uma instituição cultural de referência no interior do país. Desde a sua inauguração em 2010, o museu recebeu um total de 473.020 pessoas, tendo registado em 2024 o seu melhor ano de sempre, com 44.824 entradas, um testemunho da sua crescente atratividade.



Artigos
5
A Sé Catedral de Vila Real recebe a celebração de encerramento do ano jubilar, este domingo, 28 de dezembro, pelas 15h. Durante a celebração decorrerá o rito de Admissão às Ordens Sacras dos candidatos ao diaconado permanente e ao presbiterado. As celebrações serão presididas pelo bispo diocesano D. António Augusto de Azevedo.

O Moinho de Maré de Corroios, no Seixal, recebe uma visita gratuita a 30 de dezembro, numa viagem por 600 anos de história. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Visita gratuita convida a descobrir 600 anos de história no Moinho de Maré de Corroios

Empreitadas ligadas à mobilidade vão continuar a ser mais visíveis em Lisboa, Porto e Coimbra. Obras de drenagem da capital vão fechar metro em Santa Apolónia. Linha do Algarve electrificada.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A Câmara Municipal de Serpa prestou homenagem a 22 trabalhadores que se aposentaram ao longo de 2025, reconhecendo publicamente o empenho, a dedicação e o contributo dado ao serviço público e ao desenvolvimento do concelho. A cerimónia decorreu no passado dia 19 de dezembro, durante o jantar de Natal dos trabalhadores do município, e contou […] O Artigo Serpa homenageia trabalhadores municipais aposentados em 2025 o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.


