A nova residência, cuja construção deverá iniciar-se no último trimestre de 2025 e estar concluída em junho de 2026, será a primeira de duas novas unidades previstas para o campus. Com esta e outras intervenções, a faculdade espera aumentar a sua capacidade total para 614 camas até ao final de 2026, incluindo a oferta já existente e a remodelação da Residência Fraústo da Silva. O diretor da NOVA FCT, José Júlio Alferes, destacou a importância estratégica do investimento, afirmando que a construção das novas residências permitirá "eliminar uma das principais barreiras no acesso ao Ensino Superior: a habitação condigna e acessível". Este projeto é visto como fundamental para oferecer melhores condições aos estudantes, muitos deles deslocados, promovendo a equidade e contribuindo para o sucesso académico. A iniciativa insere-se no Programa Nacional de Alojamento para o Ensino Superior (PNAES) e representa um esforço significativo para mitigar os efeitos da pressão imobiliária na Área Metropolitana de Lisboa, tornando o campus da Caparica mais inclusivo e sustentável.
Nova Residência Universitária na Caparica Combate Escassez de Alojamento
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT) vai reforçar a sua oferta de alojamento com a construção de uma nova residência universitária no Campus da Caparica, num investimento de 7,66 milhões de euros. O projeto, denominado 'NOVA FCT Student Residence Hall', é financiado maioritariamente pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e visa dar uma resposta concreta à crescente crise de habitação que afeta os estudantes do ensino superior.



Artigos
5
A Sé Catedral de Vila Real recebe a celebração de encerramento do ano jubilar, este domingo, 28 de dezembro, pelas 15h. Durante a celebração decorrerá o rito de Admissão às Ordens Sacras dos candidatos ao diaconado permanente e ao presbiterado. As celebrações serão presididas pelo bispo diocesano D. António Augusto de Azevedo.

O Moinho de Maré de Corroios, no Seixal, recebe uma visita gratuita a 30 de dezembro, numa viagem por 600 anos de história. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Visita gratuita convida a descobrir 600 anos de história no Moinho de Maré de Corroios

Empreitadas ligadas à mobilidade vão continuar a ser mais visíveis em Lisboa, Porto e Coimbra. Obras de drenagem da capital vão fechar metro em Santa Apolónia. Linha do Algarve electrificada.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A Câmara Municipal de Serpa prestou homenagem a 22 trabalhadores que se aposentaram ao longo de 2025, reconhecendo publicamente o empenho, a dedicação e o contributo dado ao serviço público e ao desenvolvimento do concelho. A cerimónia decorreu no passado dia 19 de dezembro, durante o jantar de Natal dos trabalhadores do município, e contou […] O Artigo Serpa homenageia trabalhadores municipais aposentados em 2025 o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.


