As comemorações incluíram uma reinterpretação simbólica da viagem inaugural, que partiu da estação de Porto-São Bento em direção a Penafiel, o destino do primeiro troço inaugurado em 1875. Ao longo do percurso, as estações de Ermesinde, Valongo e Paredes foram palco de animações e recriações históricas que envolveram os passageiros na atmosfera da época. Em Penafiel, o ponto alto foi a inauguração de uma escultura evocativa da chegada do comboio ao concelho. Pedro Cepeda, vice-presidente da Câmara Municipal de Penafiel, destacou que a linha férrea foi uma "oportunidade de desenvolvimento para as populações do Vale do Sousa" e assegurou que o transporte ferroviário terá, no presente e no futuro, "uma preponderância maior". O autarca concluiu, perspetivando que "nos próximos 150 anos o comboio continue a ter uma grande importância para a nossa região", nomeadamente através da "mobilidade sustentável e da alta velocidade". A celebração não só honrou o passado, mas também reforçou a visão da ferrovia como um eixo estratégico para o futuro da região, quer ao nível da mobilidade quotidiana, quer do desenvolvimento turístico.
Linha do Douro Celebra 150 Anos com Homenagem à Sua História e Futuro
A celebração dos 150 anos da Linha do Douro, a 29 de julho, reuniu os municípios de Penafiel, Paredes e Valongo numa homenagem à importância histórica e cultural do transporte ferroviário na região. O evento recordou o papel da ferrovia como um motor de desenvolvimento e coesão territorial, ao mesmo tempo que apontou para a sua relevância futura na promoção da mobilidade sustentável.



Artigos
5
A Sé Catedral de Vila Real recebe a celebração de encerramento do ano jubilar, este domingo, 28 de dezembro, pelas 15h. Durante a celebração decorrerá o rito de Admissão às Ordens Sacras dos candidatos ao diaconado permanente e ao presbiterado. As celebrações serão presididas pelo bispo diocesano D. António Augusto de Azevedo.

O Moinho de Maré de Corroios, no Seixal, recebe uma visita gratuita a 30 de dezembro, numa viagem por 600 anos de história. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Visita gratuita convida a descobrir 600 anos de história no Moinho de Maré de Corroios

Empreitadas ligadas à mobilidade vão continuar a ser mais visíveis em Lisboa, Porto e Coimbra. Obras de drenagem da capital vão fechar metro em Santa Apolónia. Linha do Algarve electrificada.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A Câmara Municipal de Serpa prestou homenagem a 22 trabalhadores que se aposentaram ao longo de 2025, reconhecendo publicamente o empenho, a dedicação e o contributo dado ao serviço público e ao desenvolvimento do concelho. A cerimónia decorreu no passado dia 19 de dezembro, durante o jantar de Natal dos trabalhadores do município, e contou […] O Artigo Serpa homenageia trabalhadores municipais aposentados em 2025 o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.


