Com um investimento de cerca de três milhões de euros, financiado pelo programa PARES, pela Câmara de Valpaços e por um empréstimo bancário, o projeto foi promovido pela Associação de Solidariedade Social São Pedro. Leonardo Paredes Batista, presidente da associação, explicou que o centro visa colmatar uma lacuna no país, onde a resposta a estas demências tem sido maioritariamente através de lares. "O doente de Alzheimer é completamente diferente de outra demência", sublinhou, destacando a necessidade de uma abordagem especializada. O conceito, inspirado em projetos nos Países Baixos e na Califórnia, foca-se exclusivamente em terapias não farmacológicas. A equipa multidisciplinar inclui terapeutas, assistentes sociais, psicólogos e animadores. As instalações contam com uma sala de estimulação multissensorial (snoezelen), musicoterapia, um jardim sensorial, ginásio, fisioterapia e jacuzzi. Para além disso, a "aldeia" recria um ambiente familiar com um mini centro comercial, incluindo lojas, cabeleireiro e restaurante, e até animais como cavalos e peixes, com o objetivo de manter os utentes ocupados e integrados. A inauguração contou com a presença do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, sublinhando a relevância nacional do projeto.
Valpaços inaugura "aldeia" pioneira para doentes de Alzheimer e Parkinson
Uma iniciativa pioneira em Portugal abriu portas em Sanfins, Valpaços, com a inauguração de uma "aldeia" concebida para acolher 58 doentes com Alzheimer, Parkinson e outras doenças neurodegenerativas. O Centro de Relevância Alzheimer e Parkinson Portugal representa uma mudança de paradigma no tratamento e apoio a estes utentes, distanciando-se do modelo tradicional dos lares de idosos para oferecer um ambiente focado na qualidade de vida, autonomia e dignidade.



Artigos
3Local
Ver mais
O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Lordelo, deteve dois homens, de 20 e 40 anos, suspeitos da prática do crime de... O conteúdo Paredes – Dois homens detidos por furto de metais em Rebordosa aparece primeiro em .

Reunião realizada a 7 de novembro no Edifício dos Paços do Concelho visou reforçar articulação, cooperação e canais de comunicação entre autarquias locais. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Executivo Municipal da Marinha Grande reforça proximidade com Juntas de Freguesia no início do mandato 2025-2029

Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda, foi esta segunda-feira reeleito presidente do Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA). Para a nova composição do órgão diretivo foram ainda eleitos os vice-presidentes Luís Souto, presidente da Câmara de Aveiro, e Isabel Simões Pinto, presidente da Câmara de Estarreja. Continuar para ler artigo do site […] O conteúdo Jorge Almeida reeleito presidente da CIRA por unanimidade aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

O estarrejense Bruno Vilhena Pires anunciou que é candidato à liderança da Juventude Socialista distrital de Aveiro sob o mote “Avançar por Aveiro”. O candidato defende “uma federação com proximidade, mais unida e preparada para os desafios das novas gerações.” Em anúncio feito nas redes sociais, Bruno Vilhena Pires compromete-se a “liderar com proximidade, determinação […] O conteúdo Bruno Vilhena Pires concorre à liderança da JS distrital de Aveiro aparece primeiro em Notícias de Aveiro.


