A inauguração, prevista para setembro, marca também a estreia do conceito em centros comerciais em Portugal, um passo estratégico para aumentar a visibilidade da sua missão.
A nova unidade irá criar oito postos de trabalho no café-restaurante e outros 16 nos serviços de catering, oferecendo formação adequada e acompanhamento contínuo aos jovens-adultos contratados.
O processo de recrutamento já se encontra a decorrer, procurando não só pessoas com DID, mas também profissionais da área da restauração que desejem integrar uma equipa com propósito. Filipa Pinto Coelho, presidente executiva da Associação VilacomVida e CEO do Café Joyeux Portugal, destacou a importância desta abertura, referindo que o centro comercial, com os seus 17 milhões de visitantes anuais, oferece "17 milhões de oportunidades de desmistificar preconceitos sobre a real capacidade destes jovens-adultos". Este será o sexto café da rede em Portugal, um projeto que, desde 2021, já empregou mais de 40 jovens com DID.
A expansão para o NorteShopping conta com o apoio de investidores sociais como o Portugal Inovação Social, a Fundação "la Caixa" e a Sonae Sierra, que, segundo Filipa Pinto Coelho, foram determinantes para tornar a nova loja uma realidade, reforçando o compromisso conjunto com a transformação social.