menulogo
Notícias Agora
user
Local August 3, 2025

Cooperação entre hospitais públicos reduz listas de espera na região Centro

Unidades Locais de Saúde (ULS) das regiões do Médio Tejo, Lezíria, Leiria e Coimbra estabeleceram protocolos de cooperação para partilhar profissionais e alargar a resposta cirúrgica.

News ImageNews ImageNews Image

Esta colaboração inter-hospitalar no Serviço Nacional de Saúde visa reduzir os tempos de espera e otimizar os recursos existentes, beneficiando diretamente os utentes. Numa demonstração de resiliência e inovação dentro do SNS, hospitais da região Centro estão a unir esforços para superar a escassez de especialistas e as longas listas de espera. A ULS do Médio Tejo, através do seu Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia em Abrantes, passou a realizar cirurgias a utentes da ULS da Lezíria, que na primeira semana resultou em onze intervenções bem-sucedidas. Casimiro Ramos, presidente da ULS Médio Tejo, sublinhou que “a missão do SNS concretiza-se quando as instituições trabalham em rede para garantir que nenhum utente fica para trás”.

De forma semelhante, as ULS de Leiria e Coimbra firmaram um protocolo para a partilha de médicos obstetras e enfermeiros, uma medida crucial para evitar o encerramento de serviços de urgência de Ginecologia/Obstetrícia, como aconteceu em anos anteriores. A principal lacuna de Leiria é a falta de médicos, enquanto Coimbra enfrenta dificuldades com profissionais de enfermagem. Alexandre Lourenço, presidente da ULS de Coimbra, afirmou que esta parceria é o “caminho para garantir de forma sustentada a resposta das duas instituições”. Estas iniciativas demonstram uma gestão proativa e solidária dos recursos, provando que a colaboração entre unidades de saúde é uma estratégia eficaz para otimizar a capacidade instalada e garantir um acesso mais equitativo e atempado aos cuidados de saúde para a população.

ai briefingEm resumo
A colaboração entre as ULS do Centro é um exemplo de gestão inteligente e solidária no SNS, demonstrando que o trabalho em rede é uma via eficaz para superar a falta de especialistas, reduzir listas de espera e garantir um acesso mais equitativo aos cuidados de saúde.

Artigos

6
Close