menulogo
Notícias Agora
user
Local August 5, 2025

Jovens Europeus Voluntariam-se para a Vigilância de Incêndios em Rio Maior

A aldeia de Arrouquelas, no concelho de Rio Maior, tornou-se um exemplo notável de inclusão e cooperação intercultural, ao acolher mais de 300 jovens de vários países europeus que se voluntariam na vigilância de incêndios florestais durante o verão. Integrado no Programa “Florestas e Natureza” do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e no Corpo Europeu de Solidariedade da Comissão Europeia, o projeto é desenvolvido pela associação local H2O.

News ImageNews Image

O coordenador, Alexandre Jacinto, explica que "todos os dias, entre as 08:30 e as 19:00, dois jovens por turno, um estrangeiro e um português, fazem a vigilância da floresta a partir de uma torre de vigia". Esta iniciativa não só reforça a capacidade de prevenção e dissuasão de incêndios numa época de risco elevado, como também promove um intercâmbio cultural único numa comunidade rural de apenas 700 habitantes. Os voluntários, provenientes de países como Turquia, Rússia, Itália, França e Alemanha, recebem formação dos Bombeiros de Rio Maior antes de iniciarem os seus turnos. Para além da vigilância, os jovens participam em diversas outras atividades de voluntariado, como "ações de proteção da natureza, de limpeza de caminhos, de manutenção de espaços verdes, de ajuda a instituições, como um canil e uma associação de recolha de animais". O projeto destaca-se por ser um "exemplo inspirador de inclusão, mobilidade internacional e interculturalidade", trazendo um grande dinamismo à aldeia e transformando-a, segundo Alexandre Jacinto, na "aldeia mais europeia do concelho de Rio Maior".

ai briefingEm resumo
O projeto de voluntariado em Arrouquelas demonstra como a cooperação internacional juvenil pode ser uma ferramenta poderosa para a proteção florestal e a revitalização de comunidades rurais, unindo jovens de diferentes culturas por um bem comum.

Artigos

2
Close