O coordenador, Alexandre Jacinto, explica que "todos os dias, entre as 08:30 e as 19:00, dois jovens por turno, um estrangeiro e um português, fazem a vigilância da floresta a partir de uma torre de vigia". Esta iniciativa não só reforça a capacidade de prevenção e dissuasão de incêndios numa época de risco elevado, como também promove um intercâmbio cultural único numa comunidade rural de apenas 700 habitantes. Os voluntários, provenientes de países como Turquia, Rússia, Itália, França e Alemanha, recebem formação dos Bombeiros de Rio Maior antes de iniciarem os seus turnos. Para além da vigilância, os jovens participam em diversas outras atividades de voluntariado, como "ações de proteção da natureza, de limpeza de caminhos, de manutenção de espaços verdes, de ajuda a instituições, como um canil e uma associação de recolha de animais". O projeto destaca-se por ser um "exemplo inspirador de inclusão, mobilidade internacional e interculturalidade", trazendo um grande dinamismo à aldeia e transformando-a, segundo Alexandre Jacinto, na "aldeia mais europeia do concelho de Rio Maior".
Jovens Europeus Voluntariam-se para a Vigilância de Incêndios em Rio Maior
A aldeia de Arrouquelas, no concelho de Rio Maior, tornou-se um exemplo notável de inclusão e cooperação intercultural, ao acolher mais de 300 jovens de vários países europeus que se voluntariam na vigilância de incêndios florestais durante o verão. Integrado no Programa “Florestas e Natureza” do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e no Corpo Europeu de Solidariedade da Comissão Europeia, o projeto é desenvolvido pela associação local H2O.


Artigos
2Local
Ver mais
Câmara Municipal de Setúbal devolveu as chaves aos moradores de 16 habitações dos bairros da Bela Vista e do Forte da Bela Vista, reabilitadas no âmbito da Estratégia Local de Habitação. Na cerimónia simbólica, realizada no Espaço Nosso Bairro, Nossa Cidade da Bela Vista, a presidente do município, Maria das Dores Meira, sublinhou “o grande […]

O Município de Ponte de Lima vai promover, entre 17 e 23 de novembro, a “Semana da Floresta Autóctone”, uma iniciativa que pretende valorizar e preservar o património florestal do concelho. Durante esta semana, o programa inclui diversas ações de manutenção, reflorestação e controlo de espécies invasoras nos dez bosques criados no âmbito do projeto […] O conteúdo Ponte de Lima celebra a “Semana da Floresta Autóctone” com ações de preservação e sensibilização ambiental aparece primeiro em Altominho.tv.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo afirmou hoje estar tranquilo com as garantias de segurança transmitidas pela empresa que forneceu os autocarros chineses que asseguram, desde setembro, o serviço de transportes da cidade, face às notícias de alegadas falhas de cibersegurança. O socialista Luís Nobre respondia a uma interpelação do vereador do Chega, […] O conteúdo Autarca de Viana do Castelo tranquilo com garantias de segurança de autocarros chineses aparece primeiro em Altominho.tv.

Após um trabalho preparatório iniciado em Maio, será agora possível aos proprietários de prédios rústicos e mistos realizar a Representação Gráfica Georreferenciada (RGG) no balcão BUPi de São João da Madeira, processo que localiza e identifica os limites dos terrenos [Leia mais]







