Este investimento, no valor de 10 mil euros, garante que cidadãos com mobilidade reduzida possam aceder à água de forma segura e autónoma, reforçando o compromisso da autarquia com uma comunidade para todos.
O novo equipamento, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é móvel, o que permite a sua utilização tanto na piscina exterior durante o verão como na piscina coberta no inverno, assegurando um uso contínuo ao longo do ano. O presidente da Câmara Municipal, João Grilo, destacou a importância da medida: “É um sistema extremamente fácil, que funciona através de um telecomando e que permite que as pessoas com mobilidade reduzida tenham o mesmo tipo de acesso à água que qualquer outro cidadão”.
Esta intervenção vem colmatar uma lacuna nas infraestruturas desportivas do concelho e integra-se numa estratégia mais ampla de inclusão.
O autarca recordou que outras infraestruturas, como a Praia Fluvial das Azenhas d’el Rei, também já são acessíveis.
Além das piscinas, o município está a trabalhar na relocalização dos serviços da Segurança Social para um edifício com melhores condições de acessibilidade, junto à Câmara Municipal, para facilitar o acesso, especialmente a idosos e pessoas com mobilidade condicionada.
“Queremos que todos os nossos serviços públicos sejam atrativos para todos e não excluam ninguém”, concluiu João Grilo.
Esta iniciativa exemplifica como investimentos focados na acessibilidade podem ter um impacto direto e positivo na qualidade de vida dos cidadãos, eliminando barreiras e promovendo a plena participação de todos na vida comunitária.














