O projeto "mini-guardas" resulta de uma parceria entre a GNR e a autarquia, envolvendo crianças do ensino básico em ações de sensibilização sobre ordem e civismo. A ação, desencadeada pelo Comando Territorial da GNR de Faro em colaboração com a Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, visa sensibilizar as crianças e os seus familiares para questões de cidadania, desde o estacionamento correto junto às escolas até aos limites de comportamento em comunidade. Para o efeito, foi celebrado um protocolo a 6 de agosto, no qual a junta de freguesia cedeu 30 mini-fardas para equipar as crianças que participarão nas ações.

A cerimónia contou com a presença de diversas entidades, incluindo o presidente da Câmara, José Carlos Rolo, a presidente da Junta, Indaleta Cabrita, e o Comandante Territorial de Faro, Coronel Marco Henriques.

Este último acentuou "a importância de ser desenvolvida desde tenra idade uma educação para a cidadania, com vista ao desenvolvimento de uma melhor consciência das relações em sociedade". O projeto, que também conta com o apoio do Centro de Apoio aos Sem-Abrigo de Albufeira (CASA) e da Associação de Pais local, pretende criar uma maior proximidade entre as forças de segurança e a comunidade escolar, utilizando uma abordagem pedagógica e lúdica para transmitir valores de civismo e responsabilidade social.