Vinte e três artistas de cinco nacionalidades irão criar novas pinturas, esculturas e graffitis, celebrando a identidade da região e integrando a arte pública na paisagem rural. Realizado bienalmente no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, o festival Stone Art assume-se como "um circuito de arte pública em expansão, onde a criação artística serve a paisagem e o lugar". Entre 22 e 31 de agosto, artistas de Portugal, Argentina, Arábia Saudita, Itália e Espanha trabalharão nas pedreiras, criando sete murais, cinco esculturas e uma pintura coletiva de graffiti. No final desta terceira edição, o Codaçal contará com cerca de meia centena de obras de arte pública. O curador do festival, Marco Almeida (2CarryOn), destacou que esta é a edição com "um maior grupo de artistas internacionais", mantendo o formato de sucesso das edições anteriores, que cruza diferentes espetros artísticos.
Entre os convidados, salienta-se o muralista espanhol Sea162, conhecido por criar as suas próprias tintas com pigmentos orgânicos recolhidos nos locais onde pinta, num trabalho que alia escalada e pintura.
"A nossa forma de pensar este projeto, relativamente às questões de sustentabilidade do Parque [Natural], ele também as tem no seu trabalho.
Para nós faz todo o sentido recebê-lo", concluiu o curador.
O público é convidado a acompanhar o processo criativo a partir de 23 de agosto, com uma visita guiada agendada para o dia 31, que contextualizará todas as obras realizadas.













