A iniciativa "Mini-Guardas" visa sensibilizar os mais novos e as suas famílias para questões de ordem pública e civismo, através de uma abordagem pedagógica e interativa. A ação foi formalizada através de um protocolo de colaboração entre a Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água e o Comando Territorial da GNR de Faro. A junta de freguesia cedeu 30 mini-fardas que serão usadas pelas crianças durante as atividades de sensibilização.
O projeto abordará temas práticos do quotidiano, como o estacionamento correto junto às escolas e os limites de comportamento em comunidade.
Na cerimónia de assinatura do protocolo, estiveram presentes o presidente da Câmara, José Carlos Rolo, a presidente da junta, Indaleta Cabrita, e o comandante da GNR de Faro, Coronel Marco Reinaldo Henriques.
O evento contou com a participação simbólica de três "mini-guardas" já fardados.
O presidente da Câmara, José Carlos Rolo, destacou a importância das regras, fazendo uma ligação ao novo Código de Comportamentos de Albufeira, enquanto Indaleta Cabrita salientou a relevância da educação em direitos e deveres. O Coronel Marco Henriques, por sua vez, focou-se no tema da "Escola Segura", defendendo "a importância de ser desenvolvida desde tenra idade uma educação para a cidadania".
Esta colaboração, que conta também com o apoio de associações locais, pretende criar uma maior consciência cívica e fortalecer a relação de proximidade entre as forças de segurança e a comunidade escolar.













