A mulher, residente na localidade de Bunheiro, estava desaparecida desde as 17h00 de domingo, 10 de agosto, mas o alerta às autoridades só foi dado pela família por volta da 01h00 de segunda-feira. De imediato, os militares da Guarda encetaram diligências, ativando duas equipas de Unmanned Aircraft System (UAS), vulgarmente conhecidos como drones, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS). No decurso das buscas, por volta das 06h15, os militares da UEPS conseguiram localizar a idosa através da utilização de um dos drones.
A mulher encontrava-se prostrada no solo, junto a um terreno agrícola, mas consciente.
Foram prontamente acionados os meios de socorro, que prestaram assistência no local e asseguraram o seu transporte para uma unidade hospitalar.
A operação contou com o reforço dos Postos Territoriais da Murtosa, Estarreja e Ovar, bem como com o apoio dos Bombeiros Voluntários da Murtosa. A GNR enalteceu o sucesso da missão, destacando a atuação coordenada e o emprego de diversos meios, com especial destaque para o empenhamento dos drones. Este foi o segundo caso de sucesso com recurso a esta tecnologia em apenas uma semana, após um resgate semelhante de uma idosa de 94 anos em Alcobaça, reforçando o papel vital da inovação tecnológica em operações de busca e salvamento.













