O evento reafirma-se como uma das maiores mostras de cultura popular e identidade vianense, celebrando um legado que passa de geração em geração. Este desfile é considerado a maior montra de ouro ao ar livre do mundo, onde as participantes, com a sua "chieira" característica, ostentam peças de ouro que são, em muitos casos, relíquias de família. As ruas de Viana do Castelo encheram-se para ver passar as mordomas, cujos trajes representam as diversas freguesias do concelho.
A forte adesão, com números a rondar os 1.000 participantes, demonstra a vitalidade desta tradição.
A VianaFestas destacou a significativa participação jovem, com "626 mordomas... na faixa etária dos 14 aos 35 anos, provando que o legado da nossa tradição continua vivo e forte nas novas gerações".
A importância do evento foi sublinhada pelo presidente da Câmara, Luís Nobre, que, ao receber um grupo de mordomas nos Paços do Concelho, as descreveu como um farol para a comunidade: "Vocês estão a representar o vosso percurso individual e o nosso percurso coletivo e isso é um ato de amor também".
A celebração atraiu também figuras públicas como o apresentador Luís Manuel Goucha, o cantor Zé Amaro, a fadista Gisela João e a atriz Melânia Gomes, que desfilou entre as mordomas, conferindo ainda maior visibilidade nacional a esta manifestação cultural única.












