A mulher foi localizada com vida por um drone da GNR, num desfecho feliz que realça a importância dos meios tecnológicos em operações de busca e salvamento. Na madrugada de 11 de agosto, uma operação de busca e salvamento no concelho da Murtosa, distrito de Aveiro, culminou com o resgate bem-sucedido de uma mulher de 93 anos. A idosa, residente na localidade de Bunheiro, estava desaparecida desde a tarde do dia anterior, mas o alerta às autoridades só foi dado por volta da 01h00.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) mobilizou de imediato várias equipas para o terreno, incluindo duas equipas de Unmanned Aircraft System (UAS), comummente conhecidos como drones, pertencentes à Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS).
Foi precisamente através da tecnologia de um destes drones que a idosa foi localizada com vida por volta das 06h15.
Encontrava-se prostrada no solo, junto a um terreno agrícola, mas consciente.
Após a localização, os meios de socorro foram prontamente acionados, prestando assistência no local e transportando-a para uma unidade hospitalar para observação. A GNR enalteceu o sucesso da missão, destacando a "eficácia da atuação coordenada e do emprego de diversos meios e valências, com especial destaque para o empenhamento de drones", que se revelaram cruciais para um desfecho positivo.














