Este movimento demonstra a força da cooperação entre a sociedade civil, o poder local e a juventude para combater a pobreza habitacional e construir comunidades mais justas e solidárias.
Jovens Voluntários da 'Just a Change' Reconstroem Lares e Esperança em Portugal
A associação "Just a Change" tem mobilizado centenas de jovens voluntários por todo o país para reabilitar habitações de famílias carenciadas. Esta onda de solidariedade transforma não só casas, mas também as vidas de quem as habita-se e de quem ajuda. A ação da "Just a Change", uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), destaca-se como um movimento de grande impacto social, visível em múltiplos concelhos como Mangualde, Góis, Tondela e Golegã. Através de parcerias estratégicas com os municípios, a associação consegue identificar agregados familiares em situação de vulnerabilidade e com carência habitacional, mobilizando depois equipas de jovens voluntários para realizar obras essenciais. Em Mangualde, por exemplo, a colaboração com a autarquia permitiu a requalificação de três habitações, um esforço que o presidente da Câmara, Marco Almeida, elogiou: “Estamos muito satisfeitos por estabelecer esta colaboração com a Just a Change, uma associação que partilha os nossos valores de solidariedade e de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade. Acreditamos que, juntos, vamos fazer a diferença na vida de muitas pessoas”. As intervenções vão desde a construção de casas de banho e remodelação de cozinhas até à substituição de telhados e melhorias no isolamento térmico, proporcionando condições de salubridade, segurança e conforto. O modelo de voluntariado, muitas vezes enquadrado em programas de verão como o "Camp In", não só resolve problemas habitacionais concretos, mas também promove o desenvolvimento cívico e pessoal dos jovens participantes, que dedicam o seu tempo de férias a uma causa social.



Artigos
5
A Vila de Prado, no concelho de Vila Verde, prepara-se para receber mais uma edição do tradicional “Mergulho no Cávado – 1.º Domingo do Ano”, marcado para o próximo dia 4 de janeiro, às 11h15. O evento terá como cenário a beleza natural da Praia Fluvial do Faial, ponto de encontro habitual desta iniciativa que […] O conteúdo Vila de Prado prepara o tradicional “Mergulho no Cávado – 1.º Domingo do Ano” aparece primeiro em Semanário VOX.

Através de um comunicado de imprensa, a Câmara Municipal do Funchal dá conta que a partir de 1 de Janeiro de 2026 a Estação de Transferência e Triagem de Resíduos Sólidos do Funchal, localizada na zona dos Viveiros, passará a ter um novo horário de funcionamento. Assim, de segunda a sexta-feira estará em funcionamento das 8 às 22 horas, nos sábados das 8 às 15 horas e estará encerrada aos domingos e feriados.

O Município de Miranda do Corvo considera o sistema MetroBus uma infra-estrutura estratégica para o território e para as populações que, durante mais de quinze anos, ficaram privadas de uma solução de mobilidade estruturante após a retirada da linha ferroviária. Contudo, a autarquia alerta que o actual funcionamento do serviço não está a responder às […]

A Fogueira de Natal voltou a realizar-se no Largo das Neves, no passado dia 27 de dezembro, reunindo mais de 1500 pessoas ao longo da noite e assinalando o regresso de uma iniciativa de forte significado comunitário para as freguesias de Barroselas, Mujães e Vila de Punhe. A elevada participação confirmou a importância da recuperação […] O conteúdo Fogueira de Natal reuniu mais de 1500 pessoas no Largo das Neves aparece primeiro em Altominho.tv.


