A medida visa não só apoiar as famílias, mas também dinamizar a economia local.
O Programa Municipal de Incentivo à Natalidade de Oliveira do Hospital tem-se revelado uma política social de sucesso e com um impacto duradouro na comunidade. A iniciativa consiste na atribuição de um subsídio mensal, que em 2024 era de 60 euros durante o primeiro ano de vida da criança, majorado a partir do segundo filho. Uma particularidade do programa é que o apoio é concedido sob a forma de reembolso de despesas efetuadas exclusivamente no comércio e serviços do concelho, o que, segundo o presidente da Câmara, José Francisco Rolo, representa “uma injeção direta de igual valor na economia local”. No final de 2024, o programa apoiava 376 crianças, e na primeira metade de 2025 já tinham sido recebidos 53 novos requerimentos, demonstrando a sua contínua relevância para as famílias.
O sucesso da medida é também reconhecido externamente, com o município a ostentar há dez anos consecutivos a bandeira verde “Autarquia + Familiarmente Responsável” e a integrar a Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias.
Este investimento a longo prazo reflete uma aposta estratégica na fixação da população e no apoio às famílias, criando um ciclo virtuoso que beneficia tanto os cidadãos como o tecido económico local.











