Câmaras municipais, associações e cidadãos mobilizaram-se para fornecer bens essenciais, demonstrando um profundo reconhecimento pelo esforço e sacrifício dos operacionais.

Em Setúbal, a Câmara Municipal, em colaboração com os Bombeiros Voluntários e Sapadores, organizou uma recolha de mantimentos, medicamentos e água. O presidente André Martins destacou que o município participa “mais uma vez neste movimento de solidariedade com os homens e as mulheres que combatem os fogos florestais no nosso país”.

A ação, organizada pela Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal, foi além da cidade, recolhendo produtos em quartéis de Águas de Moura, Pinhal Novo, Alcochete e Montijo. Sérgio Varela, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal (AHBVS), salientou que os bens se destinam a todos os operacionais na zona da Serra da Estrela, que “precisam efetivamente deste reforço e deste apoio”.

Noutras geografias, a solidariedade manifestou-se de formas distintas.

Em Penafiel, a corrida solidária Penafiel Run’25 reverteu a totalidade das suas inscrições para as três corporações de bombeiros do concelho.

Em Santarém, o clube União Desportiva de Santarém promoveu uma recolha de bens alimentares durante um jogo.

Já em Castelo Branco, a Cáritas Interparoquial mobilizou voluntários para preparar refeições destinadas aos bombeiros no teatro de operações.

Estas ações refletem um espírito de união nacional e gratidão para com os soldados da paz.