A decisão, aprovada por unanimidade, prevê a devolução do valor total da fatura de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos correspondente ao período crítico dos incêndios.
A medida abrange 19 aldeias das freguesias de Fajão-Vidual, Unhais-o-Velho, Janeiro de Baixo e Dornelas do Zêzere.
O presidente da Câmara, Jorge Custódio, justificou a decisão como sendo “da mais elementar justiça apoiar quem largou tudo para ajudar a combater o fogo e a proteger as suas casas e aldeias”.
O autarca acrescentou que “as nossas gentes arregaçaram as mangas e foram autênticas guerreiras, sendo que esta decisão pretende aliviar os custos associados a essa atitude inexcedível”.
A iniciativa reconhece a coragem e solidariedade dos munícipes que usaram a água da rede pública para proteger habitações e florestas.
De forma significativa, esta ação foi concertada com os municípios vizinhos de Góis e Lousã, que enfrentaram a mesma tragédia, demonstrando uma solidariedade intermunicipal na resposta à crise.
O processo para os munícipes é simples, bastando apresentar a fatura para que a autarquia assegure a sua quitação, suportando o custo a título indemnizatório.












