A cerimónia, que decorreu no Auditório Paços do Concelho Séc.
XXI, simboliza o apoio da comunidade lacobrigense ao povo ucraniano em tempos de guerra. A parceria, formalizada com a presença dos presidentes das duas autarquias, Hugo Pereira e Volodymyr Novatskyi, e da embaixadora da Ucrânia, Maryna Mykhailenko, visa "o desenvolvimento de intercâmbios culturais e educativos, a implementação de projetos conjuntos, o aprofundamento do espírito de tolerância e solidariedade, bem como a promoção do desenvolvimento económico e social".
A escolha de Pivdenne não foi aleatória; a cidade partilha com Lagos valências como a identidade marítima e a atratividade turística.
Além disso, Lagos acolhe uma comunidade ucraniana ativa, com a qual a cooperação se intensificou desde o início do conflito.
Hugo Pereira destacou que o protocolo é importante para "ajudar na recuperação a todos os níveis, neste caso da cidade de Pivdenne, contribuindo para libertar, de uma vez por todas, a Ucrânia, e restabelecer a paz no país". Por sua vez, Volodymyr Novatskyi sublinhou a importância de tais iniciativas para "dar força à comunidade ucraniana".
A embaixadora Maryna Mykhailenko reforçou a união, afirmando que "o sul da Ucrânia está ao lado de Lagos, no sul de Portugal". A cerimónia coincidiu com o festival FELIZONDA, que celebra a amizade entre os dois povos, e com a inauguração de um audioguia em língua ucraniana no Museu de Lagos, um gesto de inclusão para residentes e visitantes.














