A decisão, aprovada por unanimidade em reunião de câmara, visa apoiar diretamente os consumidores de 19 aldeias das freguesias de Fajão-Vidual, Unhais-o-Velho, Janeiro de Baixo e Dornelas do Zêzere.

O presidente da autarquia, Jorge Custódio, considerou ser “da mais elementar justiça apoiar quem largou tudo para ajudar a combater o fogo e a proteger as suas casas e aldeias”.

A medida, concertada com os municípios vizinhos de Góis e Lousã, prevê que os munícipes apresentem a fatura da água, cujo valor será suportado pela autarquia a título indemnizatório.

Para além do apoio às famílias, o executivo decidiu devolver às coletividades locais o valor pago pelas licenças de eventos que foram cancelados entre 15 e 21 de agosto, período em que o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil esteve ativo.

Esta deliberação abrange nove coletividades, reconhecendo o seu papel fundamental na dinamização social e cultural do concelho.

Com estas iniciativas, a Câmara Municipal reafirma o seu compromisso de proximidade com a comunidade, procurando aliviar o peso financeiro das populações e associações numa situação de particular exigência e reconhecendo a “coragem e solidariedade demonstrada por muitos munícipes”.