A cerimónia, que contou com a presença da embaixadora da Ucrânia, simboliza a solidariedade e a partilha entre os dois territórios, especialmente em tempo de guerra.

A assinatura do protocolo decorreu no dia 23 de agosto, no Auditório Paços do Concelho Séc. XXI, e foi o culminar de contactos iniciados em 2024 por iniciativa do município de Pivdenne.

A escolha da cidade ucraniana deveu-se às semelhanças com Lagos, como a identidade marítima, a atratividade turística e o rico património histórico.

O presidente da Câmara de Lagos, Hugo Pereira, destacou que o acordo visa também “ajudar na recuperação a todos os níveis, neste caso da cidade de Pivdenne, contribuindo para libertar, de uma vez por todas, a Ucrânia, e restabelecer a paz no país”. Por sua vez, o presidente de Pivdenne, Volodymyr Novatskyi, salientou a importância destas iniciativas para dar força à comunidade ucraniana.

A cerimónia coincidiu com a 4.ª edição do festival FELIZONDA, que celebra a amizade entre os dois povos, e com o Dia da Bandeira Nacional da Ucrânia.

Um dos momentos altos foi a interpretação do hino ucraniano por uma menina portuguesa, “um gesto sincero de solidariedade”. Foi ainda inaugurado um novo audioguia em língua ucraniana no Museu de Lagos, reforçando a inclusão da comunidade ucraniana residente no concelho.