A escolha de Pivdenne para esta parceria deveu-se às semelhanças com Lagos, como a identidade marítima, o património histórico e a atratividade turística.

A iniciativa partiu do município ucraniano em 2024 e foi reforçada pela embaixadora da Ucrânia em Portugal, Maryna Mykhailenko, que esteve presente na cerimónia.

O presidente da Câmara de Lagos, Hugo Pereira, destacou que o protocolo visa não só a partilha e aprendizagem, mas também "ajudar na recuperação a todos os níveis, neste caso da cidade de Pivdenne, contribuindo para libertar, de uma vez por todas, a Ucrânia, e restabelecer a paz no país".

Por sua vez, o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Novatskyi, sublinhou a importância destas iniciativas para dar força à sua comunidade.

O acordo prevê o desenvolvimento de intercâmbios, a implementação de projetos conjuntos e a promoção do desenvolvimento económico e social. A assinatura coincidiu com a 4.ª edição do festival FELIZONDA, que celebra a amizade entre os dois povos, e com a inauguração de um audioguia em língua ucraniana no Museu de Lagos, um gesto de inclusão para a ativa comunidade ucraniana residente no concelho.