Estas ações coordenadas refletem uma gestão autárquica proativa e solidária, que reconhece o esforço dos cidadãos na defesa do território e procura mitigar os impactos económicos e sociais imediatos da catástrofe.
Municípios Apoiam Populações Afetadas por Incêndios com Isenções e Ajudas Diretas
Em resposta aos incêndios que devastaram várias regiões do país, municípios como Lousã, Alfândega da Fé, São João da Pesqueira e Sernancelhe implementaram medidas de apoio imediato às populações afetadas. As iniciativas, que incluem a isenção de faturas de água e apoios financeiros diretos, demonstram a proximidade e a capacidade de resposta das autarquias em momentos de crise. A Câmara da Lousã aprovou a isenção das faturas de abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos para famílias e empresas que tiveram consumos extraordinários durante o combate ao fogo. De forma semelhante, o município de Alfândega da Fé isentou o pagamento da fatura de água de agosto e avançou com a distribuição de alimentos para a pecuária, criando ainda um balcão de apoio para auxiliar os agricultores nas candidaturas aos apoios governamentais. Em São João da Pesqueira, o executivo também eliminou a cobrança do consumo de água e das tarifas variáveis de águas residuais e resíduos sólidos, afirmando que “não é justo que os consumidores sejam penalizados pelo aumento de consumo de água resultante desta situação excecional”. A autarquia de Sernancelhe foi mais longe, criando um regulamento de emergência que prevê um incentivo de 100 euros por hectare para a limpeza de áreas ardidas, além de apoios diretos a agricultores para alimentação animal e substituição de plantações, e um subsídio de 200 euros por trabalhador para as empresas afetadas.



Artigos
5
Já no dia 1 de janeiro, a rede da STCP "funcionará de acordo com os horários habituais de domingos e feriados"

O ano de 2025 ficará gravado na memória coletiva do concelho de Águeda como um tempo de luto sentido e partilhado. Ao longo de vários meses, a comunidade viu partir homens que, em áreas distintas, ajudaram a construir o território, a fortalecer instituições e a dar rosto à vida pública local. Empresários, jornalistas, autarcas, professores, […]

Em Lisboa, a Praça do Comércio volta a ser o epicentro da noite da passagem de ano. A poucas horas do momento, a TVI apresenta o plano das festas da capital para a última noite do ano, assim como os alertas das autoridades.

Neste episódio de "A Minha Rua" vamos até a Braga, com cinco paragens obrigatórias. Para nos guiar pelo centro histórico, seguimos com um anfitrião que nasceu e vive na cidade, e que já trouxe muitas alegrias às gentes de Braga.







