A sua reabilitação, fruto de uma parceria entre a Associação Náutica do Seixal e a câmara municipal, representa a recuperação de um valioso património local e a devolução de um serviço histórico à comunidade. Durante muitos anos, a “Baleeira” foi o meio de transporte de eleição para os seixalenses chegarem à praia, tornando-se parte da “memória coletiva desta população ribeirinha”. Após um período de inatividade, a embarcação foi alvo de uma intervenção de recuperação que permitiu o seu regresso ao serviço.
A travessia municipal funciona agora diariamente, das 9h00 às 19h00, sem qualquer custo para os utentes, representando uma clara mais-valia para a mobilidade e o lazer no concelho.
Esta iniciativa não só promove uma alternativa de transporte sustentável e segura, como também se insere numa estratégia mais ampla de requalificação das praias fluviais e de devolução destes espaços à população. O projeto é um exemplo bem-sucedido de como a preservação do património pode ser conjugada com as necessidades contemporâneas, valorizando a identidade local ao mesmo tempo que se melhora a qualidade de vida dos cidadãos e se reforça a sua ligação à Baía do Seixal.












