Mais do que uma competição, o evento é descrito pela organização como um “ritual de superação” e um “ato de amor ao próximo”. A subida, com casaco de fogo, botas, calças, luvas, capacete e aparelho respiratório, simboliza as dificuldades e os sacrifícios que os bombeiros enfrentam diariamente na sua missão de proteger vidas e bens. A dimensão internacional do evento é notável, com a participação de 500 mulheres e operacionais de países como Portugal, Espanha, Brasil, Angola, França, Cabo Verde e Polónia, transformando Braga num ponto de encontro global da comunidade de bombeiros. Um dos momentos mais simbólicos será a quarta Bênção Nacional dos Capacetes, um “instante de comunhão, um momento sagrado onde cada capacete, mais do que proteção é símbolo de vida, de promessa e de entrega incondicional”, conforme palavras de Eduarda Gomes, da organização. A iniciativa, que nasceu em Braga em 2017, consolida-se como um tributo poderoso à resiliência e dedicação dos soldados da paz, ao mesmo tempo que projeta a imagem da cidade e do seu património classificado pela UNESCO.
"Escadórios da Humanidade": 1.900 Bombeiros Sobem ao Bom Jesus em Braga
O Santuário do Bom Jesus, em Braga, será o palco de um evento de superação e homenagem, os "Escadórios da Humanidade", que reunirá 1.900 bombeiros de diversas nacionalidades. A iniciativa consiste na subida dos 566 degraus do santuário, em contrarrelógio, com os participantes a carregarem 30 quilos de equipamento operacional completo.


Artigos
2
É já de quarta-feira (dia 31) para quinta-feira (dia 1) que se celebra a passagem de ano. Como tal, vai haver festa no centro da cidade do Porto, com animação que se prolonga pela noite dentro. Para que chegar não seja um problema, damos-lhe a conhecer alguns aspetos relevantes sobre os acessos. Como refere o […] O conteúdo Vai à passagem de ano no Porto? Tudo o que precisa de saber sobre os acessos aparece primeiro em Viva Porto.

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos vai dinamizar, na Biblioteca Municipal, dois workshops com a Enfermeira Andreia Amaral, autora do livro SOS Mamã,…

Natal sem luzes gera revolta em Quinta do Anjo. Críticas marcam a primeira Assembleia de Freguesia do mandato e há promessa para 2026. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Natal às escuras revolta moradores e marca estreia do novo mandato

A Câmara Municipal de Santa Cruz vai alargar o prazo para o pagamento da factura da água deste mês de Dezembro. Numa nota publicada na rede social Facebook, o município informa que a medida deve-se à "emissão tardia da faturação deste mês e ao período das festividades". O pagamento poderá ser efectuado nas lojas dos Correios de Portugal (CTT) e Payshop, ou através do multibanco até 16 de Janeiro de 2026. Além disso, será também possível fazer o pagamento presencialmente nos balcões de tesoura







