A iniciativa evidencia a forte ligação entre a corporação e a população, bem como os desafios financeiros enfrentados pelas associações de bombeiros para garantir a modernização dos seus equipamentos.
A necessidade de adquirir a nova viatura surge no âmbito do reforço dos meios técnicos para o combate a incêndios rurais, de acordo com as mais recentes exigências da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O investimento total ascende a 117.750 euros.
Embora a candidatura ao programa NORTE2030 garanta um cofinanciamento de 85% do valor elegível, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no montante de 100.087,50 euros, a associação precisa de suportar com fundos próprios os restantes 17.662,50 euros.
Este valor representa um “desafio considerável” para a instituição, que agora conta com o apoio da comunidade para concretizar esta aquisição.
A nova viatura é considerada “essencial para aumentar a resiliência da resposta operacional” dos bombeiros, permitindo uma intervenção mais eficaz na proteção de pessoas e bens, especialmente em incêndios florestais.
A associação espera que o novo veículo esteja operacional até ao final de 2025.








