A antiga escola primária da freguesia da Estela, na Póvoa de Varzim, foi requalificada e inaugurada como um inovador Centro Ocupacional, destinado a acolher crianças em creche e idosos. O novo equipamento social, que representa um investimento municipal de 1,9 milhões de euros, promove a convivência intergeracional e responde a necessidades cruciais da comunidade. O edifício de dois pisos, que se encontrava desativado, foi totalmente recuperado com financiamento do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
A nova valência social terá capacidade para acolher 42 crianças em regime de creche e várias dezenas de idosos no centro ocupacional, para o qual já existem 20 inscritos.
O espaço começará a funcionar a 3 de novembro.
Na inauguração, o presidente da Câmara, Aires Pereira, destacou que a obra “traz vida à freguesia e é motivo de orgulho para todos”. A vereadora da Coesão Social, Andrea Silva, sublinhou que o projeto nasceu de uma estratégia de proximidade e que o novo centro pretende ser “igual, mas diferente”, ao fomentar a intergeracionalidade e o bem-estar de toda a comunidade. Este projeto insere-se numa estratégia mais ampla do município para o concelho, que já beneficiou mais de 5.000 pessoas através de investimentos do PRR, reforçando o compromisso com o apoio social e a coesão territorial.
Em resumoA transformação de uma antiga escola num centro intergeracional na Estela é um investimento social visionário do município da Póvoa de Varzim. A nova estrutura não só oferece serviços essenciais de creche e apoio a idosos, como também cria um espaço único para a interação entre crianças e seniores, fomentando a coesão comunitária e melhorando a qualidade de vida de todas as gerações.