O evento reforçou o "sentimento de pertença e o orgulho coletivo" da comunidade, distinguindo contributos nas áreas política, económica, artística, associativa e desportiva.
A celebração do Dia do Município em Vila Nova de Cerveira é um exemplo de como as autarquias podem fortalecer os laços comunitários através do reconhecimento público. A "maratona de homenagens", que atribuiu 70 distinções a 24 personalidades e instituições, nove bombeiros, 21 jovens atletas, 12 personalidades da cultura e quatro trabalhadores municipais, abrangeu um vasto leque de áreas, demonstrando uma valorização de todos os setores que contribuem para a vitalidade do concelho. O presidente da Assembleia Municipal, António Quintas, apelou para que o dia fosse celebrado com "espírito positivo, respeito pela diversidade e confiança no futuro", sublinhando a importância de "cuidar da democracia todos os dias".
Por sua vez, o presidente da Câmara, Rui Teixeira, destacou que "Cerveira é um exemplo como a determinação e união podem levar ao progresso". A cerimónia, que incluiu o hastear das bandeiras e a inauguração de uma exposição, não se limitou a um ato protocolar, mas constituiu-se como um momento de balanço e de afirmação da identidade coletiva. Ao homenagear publicamente os seus cidadãos e instituições, Vila Nova de Cerveira não só agradece o trabalho realizado, mas também inspira as gerações futuras a contribuírem para o desenvolvimento da "Vila das Artes".














