O projeto destaca o papel da cultura como motor de desenvolvimento e de colaboração entre Portugal, Argentina, Cabo Verde e Moçambique. Liderado pela Câmara Municipal de Faro, no âmbito de uma iniciativa da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), o projeto "Cidades do Saber" estabelece uma cooperação triangular entre Faro, Comodoro Rivadavia (Argentina), Praia (Cabo Verde) e Matola (Moçambique).
O seu objetivo principal é capacitar os profissionais de bibliotecas e museus em áreas como a transformação digital, sustentabilidade ambiental, perspetiva de género e bilinguismo, alinhando estes equipamentos culturais com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. O encontro em Faro, realizado na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, contou com a participação de especialistas como a antropóloga Clara Saraiva e a coordenadora da biblioteca da Universidade do Algarve, Salomé Horta.
O programa incluiu painéis de debate, mesas-redondas e visitas técnicas, lançando as bases para a criação de uma plataforma digital comum de inventário museológico. Com um orçamento de cerca de 100 mil euros, financiado em 85% pelo Fundo de Cooperação Triangular Portugal–América Latina–África, esta iniciativa reforça a posição de Faro como um polo de inovação e cooperação cultural a nível internacional.













