Arrancaram as obras de requalificação do Centro de Saúde de Moura, um investimento de 1,8 milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que promete dotar a unidade de melhores condições. A Câmara Municipal assegurou instalações provisórias e um serviço de transporte urbano gratuito para os utentes, num exemplo de cooperação institucional em prol da comunidade. A empreitada, com um prazo de execução de nove meses, é promovida pela Câmara de Moura, no âmbito de um acordo com a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) que permite à autarquia assumir a execução do investimento.
Durante as obras, os serviços assistenciais foram transferidos para as antigas instalações da empresa municipal Lógica, cedidas pela autarquia.
Para garantir que a deslocalização não representa um obstáculo para os utentes, a Câmara Municipal implementou um transporte urbano gratuito que funciona de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 20h00, com um circuito de 13 paragens que cobre a cidade e assegura a ligação às instalações provisórias.
Esta medida demonstra uma preocupação em manter a acessibilidade aos cuidados de saúde, minimizando o transtorno para a população. Para não comprometer os serviços de emergência, o Serviço de Urgência Básico (SUB) continuará a funcionar nas instalações originais do centro de saúde, não sendo afetado pela intervenção.
Em resumoA requalificação do Centro de Saúde de Moura, apoiada pela cooperação exemplar entre a ULSBA e a autarquia, demonstra um compromisso com a melhoria dos serviços públicos. A garantia de instalações provisórias e transporte gratuito para os utentes assegura a continuidade e acessibilidade dos cuidados de saúde à população durante as obras.