O sucesso da fase piloto, que envolveu 10 escolas e 2.138 alunos durante o ano letivo 2024/2025, demonstrou o enorme potencial da educação ambiental direcionada.

A iniciativa fornece às escolas contentores específicos para embalagens de leite e sumos, bem como materiais de comunicação para envolver toda a comunidade escolar.

Ingride Falcão, responsável pela sustentabilidade da Tetra Park Ibéria, destacou que o projeto provou que, “com as condições certas, é possível aumentar as quantidades recolhidas”.

Um dos aspetos mais positivos foi o efeito multiplicador, com as crianças a levarem os hábitos para casa, como evidenciado pelo facto de muitas trazerem “embalagens de casa para colocar no contentor da escola”.

Pedro Machado, diretor geral executivo da Braval, reforçou o papel estratégico das escolas, onde “se formam os futuros cidadãos” e onde as crianças atuam como “fortes influenciadores do comportamento dos pais”.

O projeto não se limita à sensibilização, oferecendo também incentivos tangíveis, como o prémio de 500 euros atribuído à Escola Básica n.º 2 de Vila Verde. Ao expandir-se para 50 escolas, a iniciativa amplifica o seu impacto, fomentando uma cultura de reciclagem e responsabilidade ambiental junto de milhares de jovens e das suas famílias, provando que a colaboração entre empresas e entidades locais pode gerar resultados ambientais positivos e duradouros.