O programa "Missão D' Chef" culmina com a premiação das melhores profissionais no Dia Mundial da Alimentação, destacando o seu papel crucial na comunidade.
Este projeto pioneiro visa não só reconhecer o trabalho fundamental destas profissionais, mas também promover a nutrição, o aproveitamento integral dos alimentos e a mitigação do desperdício alimentar, alinhando-se com os princípios da Dieta Mediterrânica.
A iniciativa, que teve início em março, contou com a participação de 15 cozinheiras de 13 instituições de toda a região algarvia. O programa foi estruturado com o apoio de uma vasta rede de parceiros, incluindo a Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, a Universidade do Algarve, a SOGENAVE e a Direção Geral de Alimentação e Veterinária, além da participação de chefs de renome do grupo Highgate Portugal e do Epic Sana Hotel.
O júri do concurso é presidido pela aclamada chef Noélia Jerónimo.
A relevância do "Missão D' Chef" foi reconhecida a nível nacional com a atribuição do prémio 'Caixa Social'24', da Caixa Geral de Depósitos, no valor de 25 mil euros, que destacou o projeto na área da saúde comunitária. Nuno Cabrita Alves, presidente do Banco Alimentar do Algarve, sublinhou o sucesso da primeira edição, referindo "uma enorme adesão de parceiros, mas sobretudo com grande satisfação das cozinheiras".
Acrescentou que "a valorização destas profissionais era algo que se impunha, pela grande responsabilidade que têm dia a dia, ao confecionar milhares de refeições, sobretudo para crianças e idosos".
A final do evento, que premiará as três melhores cozinheiras e as suas instituições, decorrerá em Faro e contará com a apresentação do ator algarvio João Mota.













