As distinções reconhecem as boas práticas de governação local em áreas como o apoio social, economia, cultura e desporto.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu a 25 de setembro em Lisboa, sob o tema da sustentabilidade e inovação nos municípios.
Viana do Castelo destacou-se ao vencer na categoria “Apoio Social – Apoio à Saúde Mental” com o seu Programa Municipal de Apoio a Cuidadores Informais. Na categoria “Economia – Emprego e Qualificação”, o prémio foi para a Rede Municipal de Turismo, enquanto na área de “Cultura e Património – Literatura”, a iniciativa “Contornos da Palavra” foi a vencedora. Adicionalmente, o município recebeu duas menções honrosas: uma pelo projeto “Vencer a Idade com Saúde”, na categoria de “Qualidade de Vida na Terceira Idade”, e outra pelo projeto de nutrição escolar “Desafio Super S”. A iniciativa, promovida pelo ECO com o apoio do Grupo Mosqueteiros, contou com mais de 90 candidaturas de todo o país. Este reconhecimento nacional sublinha o compromisso de Viana do Castelo com uma governação local inovadora e eficaz, abrangendo um leque diversificado de projetos que visam melhorar a qualidade de vida de todos os seus cidadãos.














