Esta medida tem um duplo objetivo: por um lado, acelerar a recuperação dos ecossistemas, promovendo a cobertura vegetal para prevenir a erosão dos solos; por outro, garantir alimento para os animais que viram os seus pastos naturais destruídos pelas chamas.
O uso de drones, ou 'drones sementeiros', permite uma distribuição mais eficiente e rápida das sementes em áreas de difícil acesso, otimizando o processo de reflorestação. A iniciativa representa um esforço colaborativo notável, juntando a autarquia de Ponte da Barca, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), várias Comunidades Locais de Baldios e Juntas de Freguesia.
Esta união de entidades demonstra um "compromisso com a natureza e com o futuro do território", mostrando como a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na resposta a desastres ambientais. A ação simboliza uma abordagem moderna e proativa à gestão florestal e à recuperação de ecossistemas, transformando uma adversidade numa oportunidade para implementar soluções inovadoras e sustentáveis, com o envolvimento direto da comunidade local na proteção do seu património natural.












