O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) lançou um desafio inovador à população sénior da região: regressar ao ensino superior para frequentar licenciaturas e mestrados. A iniciativa, anunciada pelo presidente da instituição, Joaquim Brigas, visa promover o envelhecimento ativo, a aprendizagem ao longo da vida e criar um "produtivo convívio intergeracional" no campus. Para concretizar esta visão, o IPG vai criar o Gabinete de Apoio ao Estudante Sénior, um serviço dedicado a acompanhar os interessados em todo o processo, desde a escolha do curso até à inscrição, incluindo o reconhecimento de competências adquiridas ao longo da vida profissional.
Joaquim Brigas garantiu que o objetivo é assegurar que "não será por questões burocráticas" que os seniores deixarão de estudar. Além do apoio administrativo, o programa introduz as figuras de "tutores" e "mentores", permitindo que os estudantes mais velhos partilhem a sua vasta experiência profissional com os colegas mais novos.
Estes poderão atuar em áreas como o empreendedorismo, na incubadora de 'start-ups' do IPG, ou na mentoria em práticas pedagógicas.
A iniciativa foi apresentada durante a conferência "SER 65+", um encontro que debateu soluções para o envelhecimento ativo em regiões de baixa densidade. O presidente do IPG destacou o enriquecimento que a presença de estudantes seniores trará à instituição, afirmando que estes "serão ótimos colegas para os alunos que entram nos cursos com 18 ou 19 anos".
A proposta do IPG é uma resposta criativa e inspiradora aos desafios demográficos do interior, transformando o envelhecimento numa oportunidade de partilha de conhecimento e crescimento pessoal e comunitário.
Em resumoO Politécnico da Guarda lançou um programa pioneiro para atrair estudantes seniores de volta ao ensino superior, criando um Gabinete de Apoio e funções de mentoria para promover a aprendizagem ao longo da vida. A iniciativa visa não só enriquecer a experiência académica dos mais velhos, mas também fomentar um valioso intercâmbio de conhecimento e experiência com os alunos mais novos, combatendo o isolamento e promovendo um envelhecimento ativo.