Um dos aspetos mais relevantes do evento foi o protagonismo dado aos jovens. Os alunos do Curso Técnico de Proteção Civil "tiveram um papel ativo na organização e dinamização da atividade", sendo responsáveis pela apresentação dos agentes às restantes turmas e por demonstrações práticas dos equipamentos. Esta abordagem não só valoriza a formação técnica dos estudantes, como também os transforma em agentes multiplicadores de uma cultura de segurança junto dos seus pares. O objetivo da autarquia, com esta ação, foi "reforçar a sensibilização e o envolvimento da comunidade escolar na promoção de uma cultura de segurança e prevenção", fomentando a resiliência e a preparação da comunidade para responder a situações de catástrofe.
Loulé promove cultura de segurança com alunos e agentes de proteção civil
A Câmara Municipal de Loulé, em parceria com a Escola Secundária local, assinalou o Dia Internacional para a Redução das Catástrofes Naturais com uma iniciativa de sensibilização. O evento juntou diversas entidades de socorro e deu um papel de destaque aos alunos do Curso Técnico de Proteção Civil. Realizada a 13 de outubro, a ação transformou o recinto da Escola Secundária de Loulé num centro de aprendizagem sobre prevenção e resposta a emergências. A iniciativa reuniu um vasto leque de entidades do sistema de proteção e socorro, incluindo a Cruz Vermelha Portuguesa, o INEM, a GNR, os Bombeiros Municipais e o Serviço Municipal de Proteção Civil. No local, esteve patente uma exposição de meios e foi projetado o documentário "A Grande Onda", focado no risco de sismo e tsunami na costa algarvia.



Artigos
3
Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação Beja prepara-se para receber, no próximo dia 10 de janeiro, mais uma edição do bolo-rei gigante que já se tornou uma imagem de marca das comemorações do Dia de Reis na cidade. A iniciativa, que nasceu em 2018 como forma de homenagem à Torre de Menagem do Castelo de Beja, regressa por mais um ano […] O Artigo Bolo-Rei gigante volta a animar Beja nas celebrações do Dia de Reis o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Lara Bastos.

Orçamento da Golegã para 2026 é de 23,7 milhões de euros, sendo mais de seis milhões para a área da Habitação.

A Câmara Municipal de Seia entregou, na tarde desta segunda-feira, 29 de dezembro, as bolsas O conteúdo Município de Seia entregou 50 bolsas de estudo a estudantes do ensino superior aparece primeiro em Seia Digital.

A Câmara de Manteigas vai requalificar a praça central da vila com um investimento de três milhões de euros para “transformar a entrada no centro histórico e a face urbana de Manteigas”.






