A iniciativa visa simplificar a relação dos leitores com a biblioteca e tornar a cultura mais acessível.
Este novo serviço, que entrou em funcionamento a 14 de outubro, consiste num módulo automatizado instalado no exterior do edifício ATLAS, permitindo aos utilizadores uma total autonomia fora do horário de funcionamento da biblioteca. O processo é simples: através da leitura do código de barras do cartão da biblioteca, o leitor pode devolver obras ou levantar reservas previamente efetuadas online no catálogo da biblioteca.
O sistema representa uma modernização significativa dos serviços públicos, adaptando-os aos ritmos de vida contemporâneos e eliminando barreiras de horário.
O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, classificou os equipamentos como "únicos em Portugal", destacando a iniciativa como um exemplo de como "se pode colocar o desenvolvimento tecnológico ao serviço das bibliotecas e criar incentivos para que as pessoas adiram à leitura". Para além da funcionalidade de reserva e devolução, está previsto que, em breve, o módulo disponibilize uma seleção de obras para requisição imediata, funcionando como uma pequena biblioteca automática.
O "BibliON24" posiciona Aveiro na vanguarda da inovação em serviços culturais, promovendo a leitura de forma prática e inclusiva.












