A iniciativa, promovida pela Equipa Jovem Autarca 2024/2025, dá voz aos estudantes e visa a melhoria contínua do serviço alimentar.

O projeto “Feedback das Refeições Escolares” arrancou a 13 de outubro em três escolas do concelho e irá estender-se a um total de 13 estabelecimentos de ensino ao longo de cinco semanas.

A mecânica é simples: à saída dos refeitórios, os alunos encontram terminais onde podem expressar o seu grau de satisfação com a refeição, com um simples clique.

Esta medida, alinhada com as comemorações do Dia Mundial da Alimentação, pretende “dar voz aos estudantes e envolver toda a comunidade educativa” no processo de melhoria da qualidade alimentar. Os dados recolhidos serão analisados pelas nutricionistas da Divisão da Educação e Juventude, no caso das escolas com fornecimento externo, ou enviados diretamente às direções escolares, nos casos de confeção própria.

Este sistema permite um acompanhamento próximo e a implementação de ajustes necessários de forma mais célere.

A iniciativa reforça o papel dos Jovens Autarcas como uma “voz ativa da juventude feirense, promovendo a participação, a escuta e o envolvimento cívico dentro e fora da escola”.

Ao dar aos alunos uma ferramenta direta para expressarem a sua opinião, o projeto não só contribui para a melhoria do serviço, mas também fomenta um sentido de responsabilidade e participação cívica desde cedo.