O projeto visa dar uma segunda vida a lonas e tecidos, promovendo a economia circular e apoiando grupos sociais vulneráveis.
O projeto, denominado ‘Upcycling das Lonas de Campanha’, propõe-se a transformar materiais efémeros de campanha, como lonas e suportes publicitários, em artigos de design com utilidade, como malas, estojos e mochilas.
A iniciativa destaca-se por ir além da responsabilidade ambiental, integrando uma forte componente social.
Conforme explicou Sílvia Correia, CEO da re.store®, o objetivo é “transformar algo efémero num produto com história e valor social, criado através de práticas inclusivas que envolvem grupos sociais vulneráveis em trabalho digno e remunerado”. Esta abordagem foi corroborada por João Granja, presidente da concelhia do PSD de Braga, que sublinhou a importância de “fazer política com consciência ambiental e sentido de responsabilidade coletiva”. A parceria foi saudada pelo presidente eleito da Câmara de Braga, João Rodrigues, que a considerou um exemplo a ser multiplicado na cidade, alinhado com a visão de uma “economia mais verde, solidária e circular”. A iniciativa do PSD Braga, já fora do contexto eleitoral, pretende servir de modelo para que as campanhas políticas deixem de ser sinónimo de desperdício, incentivando outras forças políticas a adotarem práticas semelhantes e a contribuírem para uma economia mais sustentável e inclusiva.












