O projeto ‘Upcycling das Lonas de Campanha’ visa transformar lonas, tecidos e outros suportes publicitários em novos produtos, como malas e estojos, promovendo a economia circular e a inclusão social.

Este protocolo, assinado fora do contexto eleitoral, representa um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade cívica. João Granja, presidente da concelhia do PSD de Braga, afirmou que a parceria é um “símbolo do compromisso do PSD Braga com a sustentabilidade” e que o objetivo é que “as campanhas políticas deixem de ser sinónimo de desperdício”.

A re.store®, empresa especializada em upcycling, irá coordenar a transformação dos materiais, envolvendo no processo grupos sociais vulneráveis, que terão acesso a trabalho digno e remunerado.

Sílvia Correia, CEO da empresa, destacou que o projeto transforma “algo efémero num produto com história e valor social”.

O presidente eleito da Câmara de Braga, João Rodrigues, saudou a iniciativa, considerando-a um exemplo do tipo de parcerias que pretende ver multiplicadas na cidade, unindo “instituições, empresas e cidadãos em torno de uma economia mais verde, solidária e circular”. A iniciativa destaca-se por dar uma resposta criativa e sustentável a um problema comum no pós-eleições — o desperdício de materiais de campanha —, ao mesmo tempo que gera um impacto social positivo, alinhando a ação política com os valores da responsabilidade ambiental e da inclusão.