O projeto ‘Upcycling das Lonas de Campanha’ visa promover a economia circular e a inclusão social, dando uma segunda vida a lonas e outros suportes publicitários.

A parceria pretende que os materiais, em vez de se tornarem resíduos, sejam reutilizados para criar artigos de design como malas, estojos e mochilas.

Este processo de *upcycling* não só demonstra uma consciência ambiental, mas também possui uma forte componente social, uma vez que a produção envolve grupos vulneráveis, proporcionando-lhes trabalho digno e remunerado.

João Granja, presidente da concelhia do PSD de Braga, destacou que a iniciativa é um “símbolo do compromisso com a sustentabilidade, a inovação e o futuro da cidade”, mostrando que “é possível fazer política com consciência ambiental”. Por sua vez, Sílvia Correia, CEO da re.store®, sublinhou que o projeto transforma “algo efémero num produto com história e valor social”.

O presidente eleito da Câmara de Braga, João Rodrigues, saudou a iniciativa, considerando-a um exemplo do tipo de parcerias que pretende ver multiplicadas no município, unindo instituições, empresas e cidadãos “em torno de uma economia mais verde, solidária e circular”. Este projeto insere-se numa estratégia mais ampla de sustentabilidade que o PSD de Braga pretende desenvolver, incentivando outras forças políticas a adotarem práticas semelhantes.