A iniciativa recorre ao poder de influência das crianças para incentivar os seus avós a manterem-se ativos, transformando a prevenção numa atividade familiar e lúdica.

A campanha consiste na distribuição do clássico jogo de origami “Quantos Queres” nas salas de educação pré-escolar da rede pública e solidária do concelho.

Em vez de previsões sobre o futuro, o jogo contém desafios com exercícios simples, desenhados para trabalhar a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação dos mais velhos. Durante a aula de atividade física “Saltitar”, os professores incentivam as crianças a levar o jogo para casa e a praticar os exercícios com os seus avós. A autarquia aposta no papel das crianças como “agentes de mudança de comportamentos no seio das famílias” para combater um problema sério de saúde pública, uma vez que se estima que cerca de 35% das pessoas com mais de 65 anos sofram uma queda anualmente. O município descreve a iniciativa como “mais do que um jogo, é um presente de saúde e de tempo de qualidade”, destacando que “o carinho dos netos seja o melhor estímulo para a prática regular destes exercícios”. Ao mesmo tempo, a campanha recupera uma tradição lúdica, muitas vezes esquecida na era digital, reforçando os laços intergeracionais e promovendo um envelhecimento ativo de forma criativa e afetuosa.