A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães foi distinguida com o 'Prémio de Mérito' na Gala da Federação dos Bombeiros do Distrito de Braga. Este reconhecimento enaltece o trabalho de qualidade e a dedicação da corporação ao serviço da comunidade vimaranense. A atribuição do 'Prémio de Mérito' aos Bombeiros Voluntários de Guimarães, durante a gala distrital realizada em Esposende, representa um importante reconhecimento público do papel vital que a corporação desempenha na proteção e socorro da população. O presidente da direção, João Pedro Castro, expressou o sentimento da instituição ao afirmar: “Este é um prémio que muito nos orgulha e distingue, sobretudo porque reconhece e valoriza o trabalho desenvolvido por todos, dirigentes e voluntários, em prol da população que servimos”.
A distinção não se focou apenas na instituição como um todo, mas também no mérito individual de vários dos seus membros.
Foram atribuídos prémios individuais por "Dedicação e Socorro" e "Dedicação e Altruísmo", bem como "Prémios de Comando" a vários líderes da corporação.
Um dos adjuntos de comando foi ainda homenageado com a "Medalha de Agradecimento" pelo seu papel na organização das Primeiras Jornadas Nacionais dos Bombeiros Portugueses, que tiveram lugar em Guimarães. Este conjunto de prémios sublinha a excelência operacional e o espírito de missão que caracterizam a corporação, que trabalha “em permanência, com elevado sentido de responsabilidade e profissionalismo, para oferecer aos vimaranenses serviços de prontidão e socorro eficientes”.
Em resumoOs Bombeiros Voluntários de Guimarães receberam o 'Prémio de Mérito' da Federação Distrital de Bombeiros de Braga, uma honra que reconhece o seu serviço dedicado e profissional à comunidade. O prémio destaca o esforço coletivo dos dirigentes e voluntários da associação na prestação de uma resposta de emergência eficaz.